NOTÍCIAS



Relatório da Seleção Paulista de Cadetes 2013

O 1º Campeonato Brasileiro de Cadetes realizado pela CBTKD e organizado pela Federação de Taekwondo Olímpico do Distrito Federal aconteceu nos dias 08 e 09 de junho nas dependências do ginásio do Campus UniCEUB, Brasília, DF. Participaram do Campeonato Brasileiro Cadetes o total de 18 estados .
A equipe da FESPT composta por 6 atletas masculinos e 6 atletas femininos, tendo como coordenador técnico Mestre Marcos Gonçalves,  técnico Mestre Italo Almeida e eu, Grão Mestre Manoel F. Almeida como delegado, nos encontramos no aeroporto de Guarulhos às 09 horas do dia 08, sábado , para o embarque.
No encontro no saguão do aeroporto com a equipe foi entregue aos atletas os novos DoBoks presenteados pela Bang Brothers Origen. Todos os atletas agradeceram e ficaram surpresos com a qualidade dos uniformes que foram presenteados.
Foi recolhido por mim de todos participantes os documentos e as autorizações dos responsáveis para que os mesmos pudessem viajar e participar da competição.
Para nossa surpresa o nosso vôo que estava previsto para as 11:25 horas atrasou por mais de 4 horas devido a fatores climáticos. Para não prejudicar os atletas de São Paulo foi feito contato telefônico com Brasília solicitando a pesagem da equipe para a hora do congresso técnico, que seria realizado as 20 horas do mesmo dia.
A solicitação foi aceita, já que a pesagem seria realizada no horário das 14 as 16 horas e estaríamos a tempo no local, desde que apresentássemos algum documento da CIA Aérea comprovando o atraso. O documento foi solicitado e apresentado no horário da pesagem.
Ao chegarmos em Brasília nos dirigimos à pousada, reservada pela federação, dividimos os quartos para a equipe alojando todos e em seguida contatei uma Van para ficar a disposição durante os dois dias de evento.
As 19:30 horas nos dirigimos ao congresso técnico e pesagem da equipe. Ao término da pesagem o técnico Italo Almeida retornou com os atletas para jantar e em seguida voltou à pousada.
O coordenador técnico Marcos Gonçalves e eu ficamos no congresso técnico que terminou aproximadamente as 22 horas.
No congresso foi acertado que todas as lutas seriam de 2 rounds de 2 minutos com 1 minuto de descanso.
Foi falado também sobre os protetores que seriam obrigatórios e os que seriam opcionais, além de tirarem as dúvidas dos delegados estaduais que estavam presentes.
Domingo pela manhã, após o café servido na pousada, a van levou todos os atletas para o ginásio para início do campeonato.
No torneio ainda participaram como técnicos da equipe a professora Andressa, Renata e mestre Carlos Negrão.
A seleção paulista, juntamente com os técnicos, disputaram de maneira exemplar cada combate buscando sempre a vitória, ao final da competição conquistamos:
• Duas medalhas de ouro, Leandro Souza, + 65 kg e Vitoria Siqueira 59 kg
• Duas medalhas de prata, Caio Vinicius 61 kg e Thiago Keity 65 kg
• Quatro medalhas de bronze, Juliana Santana 41 kg, Yslamm Hammouci 51 kg, Paula Santos 55 kg e Sandy Camila 44 kg.
A classificação geral foi:
1º Paraná
2º Rio Grande do Sul
3º São Paulo
 O retorno para o aeroporto foi feito direto do ginásio pela Van contratada e tudo correu normalmente e de maneira tranqüila. No saguão do aeroporto de Brasília aconteceu mais uma reunião entre atletas cadetes e comissão técnica. A FESPT ofereceu a toda equipe passagens aéreas ida e volta, inscrições, hospedagem, acompanhamento da equipe técnica  além do Uniforme personalizado.

A primeira equipe Cadetes de São Paulo foi muita unida, sempre alegre e segura e terminou a viagem com certa sensação de tristeza por estarem se separando e alegria pelas novas amizades que formaram no grupo.

Manoel F. Almeida
Diretor Técnico • Delegado da Seleção Paulista

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.