NOTÍCIAS



Classificatória Mogi das Cruzes para o Campeonato Paulista 2014: Impressões

Impressões
por Daisa Lopes, Assessoria de Imprensa

Foi muito importante o incentivo que a FESPT vem dando para os atletas pagando todos os custos dos atletas nos campeonatos e também para as academias, fazendo a entrega dos kits de treinamento. São muitos os pontos positivos da FESPT nesta gestão, que as outras não ofereciam. Todas as atitudes da FESPT estimulam os técnicos e treinadores a participar com toda sua equipe,. Pois hoje pagamos as taxas e recebemos em troca, isto é valorização para professores e alunos. A organização dos eventos vem melhorando a cada competição, com uma equipe de árbitros bem treinados e de qualidade profissional. Acredito que podemos melhorar cada vez mais. Otimizar o tempo, com a hora do início do campeonato mais rígido. Meus atletas aceitaram de prontidão os incentivos da FESPT, pois estavam desacreditados com a outra Federação, onde pagávamos e não recebíamos nenhum incentivo. A motivação é importantíssima, pois se meus atletas vencem o campeonato de hoje, por exemplo, ele saberá que a FESPT irá disputar a próxima etapa com tudo pago.
Joyce Vieira Martins dos Santos, Joyce Taekwondo de Biritiba Mirim 

A FESPT veio para deixar o taekwondo mais forte no estado de São Paulo. Melhorias com atletas viajando sem gasto, pois a outra federação somente explorava os atletas, tinham incentivo do governo e não usavam em benefício do atleta, então quem não podia pagar não participava dos campeonatos. O apoio da FESPT com os atletas e com as academias, oferecendo os Kits de treinamento, principalmente para academias pequenas. A organização do evento, a arbitragem, que está sendo bem paga e incentivada profissionalmente com ajuda de custo nas competições. A FESPT tem tudo para fazer sucesso no esporte. São Paulo é o celeiro do TKD, aqui estão os melhores atletas. Com uma Federação forte, os atletas estarão mais fortes perante a CBTKD, é um incentivo. Com o campeonato paulista todos lutam para chegar no brasileiro, como os melhores são de São Paulo, garantimos a melhor classificação nas competições estaduais.
Antônio Marcos Miranda, Associação Fúria Suzano

O que meu deu mais inspiração foi a oportinidade que a FESPT dá para os atletas. Pagamos anuidade e temos o direito a cursos, o nível dos atletas melhorou bastante com os incentivos, pois temos a certificação da CBTKD, então melhorou muito tanto para os atletas quanto para os treinadores. Estamos evoluindo bastante com os incentivos da FESPT como os coletes, que antes eram Bang e agora é Daedo, colete oficial de competições internacionais e Jogos Olímpicos, assim o treinamento fica mais sério e profissional, aprimorando as técnicas e representar melhor o Estado nas competições. O que motiva bastante também são os tratamentos que a FESPT proporciona, como hotel, alimentação, premiação, certificados, tudo com muita qualidade e bem organizado. Assim a FESPT incentiva os atletas a participarem sempre de eventos, competições e corresponde a interatividade do atleta e também dos professores, que já começam a dar as aulas. Quanto mais melhorar pra gente melhor, espero que nos próximos anos a FESPT incentive cada vez mais os atletas para que possamos representar melhor o estado nas competições. Parabéns pela FESPT e sua equipe pelo belo trabalho neste primeiro ano de gestão.
Tiago Roberto Saraiva, atleta da Academia Hwarang–do de Vargem Grande Paulista

Para minha academia melhorou 1000%, pois antigamente era complicado, agora não, é tudo organizado, o curso é muito melhor, estrutura excelente. A FESPT me liga perguntando como estamos, pedindo opinião e sugestão, diferente da outra que só me ligava cobrando pagamento de taxas e mais taxas. Eu nunca tinha ido em um curso que me ofereceu almoço, hotel e material, como a FESPT realizou, foi a primeira vez em toda minha vida. A FESPT está de parabéns! O que pagamos de anuidade recebemos de volta em benefícios como material de treinamento, isso quer dizer que a FESPT realmente e está investindo em recursos e isto motiva demais os atletas. Está vindo os kits que é coisa nova na academia, meus alunos irão ficar muito felizes. Estes materiais melhoram tanto os níveis dos atletas quanto o da academia, com material novo e de qualidade acaba chamando novos alunos que visualizam e falam ”vamos treinar aqui”, fica muito mais organizado. Acredito que este campeonato é um dos mais fortes do Brasil, é uma vitrine para todos os faixas pretas que disputam este campeonato e para os de faixas coloridas é uma nova experiência muito importante para quando chegarem lá no alto rendimento.
Vanderlei Rambau Braz, Ribeirão Preto

Com esta nova gestão da FESPT conseguimos quebrar um paradigma que há muitos anos estávamos tentando no estado de São Paulo. Temos integrantes da seleção paulista, nacional e com a nova gestão está tendo mais transparência tanto para os professores, quanto para os alunos representantes das academias de todo estado. O mais interessante é que 10 anos atrás representávamos a academia do mestre e agora não, cada mestre representa uma cidade, que na maioria das vezes já conta com recursos municipais de incentivo e com certeza não tem recursos suficientes para manter equipamentos como este que a FESPT nos proporciona. Este incentivo da FESPT ajuda muito minha academia, principalmente na evolução dos atletas de faixa colorida, que já estão recebendo agora nesta fase todo material para evoluir, já os faixas pretas recebem orientação e um treinamento mais funcional voltado para o alto rendimento.
Weleder Lorenço, Associação weleder lorenço de Taekwondo, são Vicente

Eu via acontecer nestes 12 meses de FESPT o que não acontecia há vinte anos de Federação em São Paulo, então a FESPT conseguiu transformar a realidade do taekwondo no estado de São Paulo, fazer o que todos queriam, em 1 ano, o que todos prometiam e não cumpriram em 20 anos. A minha perspectiva para os próximos anos de FESPT é "difícil barrar esta locomotiva"! Vamos começar pelos atletas. Todos viajaram para campeonatos com despesas pagas pela FESPT e tudo com muita qualidade, como passagens aéreas, hotéis de primeira qualidade, alimentação, etc, sem qualquer tipo de ajuda do governo. Este ano a FESPT já inovou e acrescentou este apoio também para as academias distribuindo o Kit 1, com para-chutes e raquetes que irão ajudar muito as academias e já estamos aguardando para o próximo semestre o Kit 2, isto é inovação! O primeiro campeonato paulista de taekwondo de 2014, os atletas já estão lutando com coletes oficiais usados em competições internacionais, isto já é um grande passo para todo estado de são Paulo, até os faixas coloridas estão usando o mesmo material que muitos atletas de ponta usam e nenhum estado tem isto. Já irão sair de Mogi os finalistas para etapa paulista já motivados, pois foram os primeiros a utilizarem os equipamentos Daedo e acredito que estes campeões paulista irão disputar o brasileiro mais bem preparados para disputa.
Manoel Pereira de Almeida, Grão Mestre Maninho, Academia Maninho, Mogi das Cruzes

É uma grande responsabilidade ser coordenadora de um evento como o Campeonato Paulista, temos que deixar tudo pronto para que seja ágil e prático para os atletas. Existe uma grande equipe de profissionais que trabalham divididos por departamento, técnico, saúde, estrutural. Esta parte me deixa orgulhosa em fazer pois é através da estrutura que o evento acontece. Temos muita liberdade em trabalhar com e na FESPT, tudo com muita cobrança e responsabilidade, pois é assim que a Federação irá crescer, com cobranças construtivas e saudáveis. É um orgulho estar com a Federação e fazer parte desta equipe. Atletas renomados participam destes eventos, então minha sensação de dever cumprido é quando o evento acaba e assim podemos medir os esforços e a eficiência do Evento. Faço muitos eventos para CBTKD, tenho experiências nacionais e muita bagagem para dizer que hoje a FESPT consegue ter evento em realizar campeonatos de nível nacional em São Paulo. Em geral toda equipe é muito profissional, como árbitros internacionais, mestres, grão mestres e academias conceituadas. Todo material é de excelência. A FESPT busca parcerias com o que tem de melhor no mercado para proporcional este grande nível das competições com coletes dae do, que causam grande impacto entre os competidores, pois a eficácia é melhor. Tudo é feito com muito amor e tudo de qualidade. Para o próximo campeonato, a segunda etapa classificatória, temos uma grande expectativa em aumentar o número de atletas competindo e com isso aumentando o número de quadras, árbitros, equipamentos, consequentemente. Toda organização está sendo melhorada com objetivo de otimizar cada vez mais o tempo nas competições para que o retorno do atleta ao seu destino seja cada vez mais seguro e rápido. A Fespt está trabalhando cada vez mais e investindo para que o atleta fique satisfeito com as competições.
Fabrícia Aleixo, Comissão Organizadora de Eventos da FESPT

Nesta gestão da FESPT tudo mudou, todo equipamento fornecido facilita o trabalho dos árbitros. Todas as despesas são pagas pela FESPT, que garante a maior qualidade no desenvolvimento do trabalho. Os cursos são muito importantes para nosso aprendizado e a FESPT arca com todas as despesas, o que ajuda muito. Estamos apenas começando e acredito que daqui pra frente vai melhorar cada dia mais.
Maira Luciana Ishibashi, Árbitra

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.