NOTÍCIAS



Orientações à arbitragem

Senhores árbitros, técnicos e atletas,

Venho através desta compartilhar as orientações recebidas no Pan American Open 2014, evento oficial da WTF, para o melhor preparo e desenvolvimento do seu treinamento.

Pontos extras (obtidos com chutes giratórios)
Um juiz que tenha constatado que o ponto extra, por uma técnica de giro aplicada no tronco ou rosto do adversário, não foi computado.
Procedimento:
1º. Ele se levanta com o braço direito elevado, e os demais juízes devem acompanhar o gesto.
2º. O árbitro interrompe o combate para verificar o motivo da manifestação do juiz(es).
3º. O juiz que constatou a não marcação do ponto extra, do lugar que está, com a palma da mão virada em direção ao árbitro, eleva o dedo indicador, como se indicando o número um. Se mais algum juiz concordar com esta indicação, o árbitro ordena que o ponto extra seja computado. No caso de somente um juiz tenha visto a técnica, o árbitro deve retomar o combate.
Observação: Após o meeting, e a marcação ou não marcação do ponto extra, é permitido ao técnico levantar o cartão até 5 segundos após a decisão, para contestar algo em relação à esta ação.

Kyongo – Ultrapassar a linha limite
Procedimento:
- O árbitro demonstrará o gesto de “fora dos limites” com a mão, depois de aplicar o kyongo. Ex: palma da mão voltada para baixo girando rapidamente.
Explicação: Este procedimento visa deixar claro que o kyongo foi aplicado pela situação do atleta ter ultrapassado a linha limite, e evitar que o técnico levante o cartão contestando alguma outra situação e perca o cartão. Este procedimento deve ser repetido todas as vezes que essa ação ilegal ocorrer.

Fugindo ou Step lateral
Não será penalizado com kyongo o competidor que executar um step lateral e se mantiver em postura combativa.

Pedidos equivocados dos técnicos
Na situação onde um técnico solicite três pontos por uma técnica de chute na face, e ao verificar no vídeo constata-se que foi uma técnica de giro (4 pontos). O pedido é negado e o cartão é recolhido. O mesmo ocorre se a situação contrária ocorrer (solicitação de 4 pontos, mas o chute foi sem giro).
É importante ter certeza sobre a solicitação do técnico. Se preciso, confirme novamente e transmita com exatidão ao Video Replay.

Stand up
O procedimento continua o mesmo, porém pediram atenção redobrada ao tempo de 3 segundos entre cada comando, para evitar solicitações de cartão após eliminação do competidor.

Ambos os técnicos levantam o cartão
O árbitro deverá ouvir a solicitação dos dois técnicos, porém sempre deverá ouvir e recolher o cartão do azul primeiro e depois do vermelho.

Faltas cometidas pelos dois competidores
O árbitro deverá penalizar o competidor azul e depois o vermelho, independente da ordem em que as irregularidades tenham ocorrido.

Uso do capacete eletrônico
Terminologia
Cabeça: toda área coberta pelo capacete eletrônico. (A pontuação nesta área é feita pelo capacete eletrônico)
Face: A parte anterior da cabeça desde a testa até o queixo. (A marcação de pontos nesta região é feita pelos juízes, por meio do meeting)
Procedimentos
A marcação de pontos na cabeça é feita pelo equipamento eletrônico, cabendo aos juízes utilizar o joystick para fazerem a marcação dos pontos de soco e os pontos extras. Os técnicos não podem contestar pontuação à cabeça, pois nesta região a marcação é feita pelo equipamento.
Se constatado por um ou mais juízes que um chute tocou a face do atleta.
Procedimento:
1º. Ele se levanta com o braço direito elevado, e os demais juízes devem acompanhar o gesto.
2º. O árbitro interrompe o combate para verificar o motivo da manifestação do (s) juiz(es).
3º. O árbitro solicita o meeting, onde os juiz (es) vai (ão) informar que viram um chute na face e informarão se a técnica é para computar 3 ou 4 pontos. Se, pelo menos, dois juízes concordarem a pontuação será atribuída ao atleta correspondente, caso contrário o árbitro reinicia o combate.
Observação: Após o meeting, e a marcação ou não marcação dos pontos, é permitido ao técnico levantar o cartão até 5 segundos após a decisão, para contestar algo em relação à esta ação.
Pedidos equivocados dos técnicos
Na situação onde um técnico solicite três ou quatro pontos por uma técnica de chute na cabeça o pedido é negado e o cartão é recolhido. É importante ter certeza sobre a solicitação do técnico. Se preciso, confirme novamente antes de negar o pedido e recolher o cartão.
Observação: O pedido correto é 3 ou 4 pontos por chute na face.

A WTF está sendo muito rigorosa nesta questão de solicitações equivocadas dos técnicos, e é necessário que os mesmos se ajustem. Nas competições internacionais as solicitações devem ser feitas em inglês.

Estas e outras atualizações serão apresentadas no Seminário Estadual de Arbitragem 2015 da FESPT.

Mestre Ricardo Ogata
Coordenador de Arbitragem da FESPT
Árbitro Internacional de Kyorugi da WTF

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.