NOTÍCIAS



Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador 2015

A FESPT, Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo realizará nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2015 em São Caetano do Sul, SP, o Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador 2015.

As inscrições já estão abertas e encerram-se no dia 10 de fevereiro, podem ser feitas através do formulário próprio (clique aqui).

Todos os participantes deverão estar usando dobok e faixa (sapatilha opcional). O dobok é o dobok de modelo oficial para taekwondo (gola "V" ou gola"Y"), não será permitido uso de dobok que não seja para taekwondo, como por exemplo o "xadrez preto e branco" (este é para mestre de hapkido).

Para candidatos de graduação Poom e Dan com a anuidade 2015 em dia não há taxa de inscrição, é GRATUITO. Para candidatos de graduação Poom e Dan que não estão em dia com sua anuidade 2015 a taxa de inscrição é de R$ 200,00 (duzentos reais) (não vale como anuidade 2015), para candidatos de graduação Gub (estes não recebem certificado de instrutor, apenas de participação como trainee), a taxa de inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
A FESPT estará oferecendo o almoço dos dias 21 e 22 e o jantar do dia 21 para todos os candidatos participantes, para isso está contratando um buffet especializado.

Importante: Para o reconhecimento de exames de graduação é necessário o examinador ter seu registro CEIME FESPT, sem o qual não será reconhecidos os resultados dos exames de Gub. O número de registro do CEIME FESPT é entregue após a conclusão do curso. Não é cobrada nenhuma taxa de registro CEIME.

Entre os temas que serão abordados como Poomsae (prático), exame de graduação, formulários específicos e procedimento da FESPT para exames de GUB, teremos um convidado internacional na edição do CEIME de 2015.

Convidado Internacional no CEIME 2015

Fernando Akilian, Árbitro Internacional da WTF e membro do Comitê Para-Taekwondo da WTF, ministra palestras e cursos em vários países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, estará ministrando palestras no Curso Estadual para Instrutores, Mestres e Examinadores da FESPT, Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo. A relação entre Fernando Akilian e o taekwondo do estado de São Paulo é de longa data. O primeiro seminário ministrado por Fernando no Brasil foi há 14 anos atrás, um Seminário de arbitragem para os árbitros do estado de São Paulo organizado pelo Grão Mestre Flávio Bang. Após este Seminário vários outros foram realizados como na Universidade de Marília, UNIMAR, para os discentes do Curso de Educação Física. Fernando, um dos árbitros mais atuantes da América do Sul, também participou de Campeonatos Paulistas atuando como árbitro.


Taekwondo Olímpico, livro escrito por Fernando Akilian

Fernando estará ministrando palestras nos seguintes temas:

1. O processo pedagógico didático na aula de taekwondo (ensino, aprendizagem, avaliação e programação).
2. Treinamento infantil e juvenil no taekwondo (iniciação, especialização e alto rendimento).
3. Detecção e capacitação de possíveis talentos esportivos no taekwondo.
4. O jogo motor na planificação da aula de taekwondo.
5. Para–Taekwondo: Introdução ao ensino para pessoas com diferentes capacidades.
6. Para–Taekwondo: o regulamento de competição.

Objetivos gerais:

Desejo que ao final das palestras os participantes, consigam:
• Reconhecer as diferentes formas de planificar as aulas de taekwondo, formal ou informal. 
• Identificar os problemas com as quais se encontram o ensino e aprendizagem e proporem soluções.
• Identificar as características evolutivas que correspondem a mudança pelos diferentes momentos do processo de formação esportiva desde a iniciação no taekwondo.
• Planificar atividades onde o jogo seja considerado como uma atividade natural do ser humano e que integre como parte das suas estratégias didáticas para suas aulas de Taekwondo.
• Conhecer as características principais do Para-Taekwondo.

Sobre o Mestre Fernando Akilian

• Árbitro Internacional de Kyorugi da WTF desde 2002.
• Professor Nacional de Educação Física (ISEFNº1”Dr.E.R.Brest)
• Licenciado em Atividade Física e Esportes (Univ. de Flores)
• Licenciado em Ciências da Educação (Univ. Museo Social Arg.)
• Mestrando em Gestão de Projetos Educativos (Univ. CAECE)
• Professor em Institutos Superiores de Formação Docente na carreira para Professor de Educação Física, Professor de Educação Fundamental e Diplomado Univ. em Esporte Social na Universidad Nacional de Avellaneda.
• Docente nas escolas estaduais do Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires nos níveis inicial, primário e médio.
• Colaborador no Programa Mundial de Treinamento de Taekwondo dirigido pelo Prof. Ireno Fargas (2013) 
• Membro do staff “Aprendiendo a enseñar” dirigido pelo Prof. Darío Bonfante. Cursos dirigidos a formação docente no Taekwondo.
• Coordenador e capacitador nacional de Taekwondo nos Juegos Nacionales Evita da Argentina (2012 y 2013).
• Coordenador de 8 Centros de Desenvolvimento Esportivo especializados em Taekwondo na Argentina 2013.
• Co-criador do Projeto de Regulamento infantil para a iniciação desportiva no Taekwondo na Federación de Taekwondo Bonaerense (Argentina).
• Membro do Comitê de Para-Taekwondo da WTF desde 2009
• Autor do livro “Taekwondo Olímpico. Enseñar el arte de jugar el deporte”. 2009.
• Tese de graduação sobre a formação pedagógica dos instrutores de Taekwondo da cidade de Buenos Aires.

A secretaria

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.