NOTÍCIAS



Evolução técnica: Curso Técnico Interestadual CBTKD e FESPT

Técnicos que vão participar do Curso Técnico Interestadual dizem que o Taekwondo evoluiu e que não querem ficar para trás. Eles buscam conhecimento para tornar as equipes competitivas. Inscrição termina dia 29.
Os técnicos do taekwondo matriculados no Curso Técnico Interestadual Brasileiro demonstram empolgação em participar do curso porque sairão de lá atualizados e qualificados para dar um treinamento de acordo com os avanços do esporte. O curso será em Campinas-SP, nos dias 3 e 4 de julho. As inscrições terminam dia 29 de junho. As aulas são promovidas pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
Para o técnico de Jacareí-SP, Pedro Paulo Neto, 38 anos, é importante passar pelo treinamento porque a prática da modalidade mudou muito nos últimos anos. “O Taekwondo evoluiu muito. Nós não podemos ficar para trás. Existem muitas novidades, principalmente com o uso de capacete eletrônico, que precisamos aprender”, comenta o técnico Pedro Paulo. Ele treina crianças a partir de quatro anos de idade e adultos da equipe Du Sol. Pedro Paulo pratica o esporte há 23 anos e ministra aulas há dez. 
Ainda segundo Pedro Paulo, os técnicos, em especial os internacionais, estão muito atentos aos detalhes. Por isso, acha importante aprimorar o conhecimento no curso técnico promovido pela CBTKD. “Os técnicos estão muito observadores. Temos que acompanhar a evolução do esporte para que tenhamos condições de formar equipes cada vez mais competitivas”, argumenta.
Pedro Paulo avalia todo o conteúdo que será transmitido no curso importante. Entre os temas que serão abordados estão fisiologia do taekwondo, aspectos básicos da fisiologia do exercício intermitente, estrutura temporal da modalidade, respostas fisiológicas no taekwondo, periodização e organização do treinamento, orientação das cargas de treino, organização da sessão de treino, dentre outros assuntos.

Medalhas
Já o técnico de Sumaré-SP, Jorge de Souza, diz que o taekwondo teve evoluções principalmente no estilo de combate. “A marcação e pontuação mudaram muito. Tenho atletas que vieram de outras academias e querem medalhar. Meu intuito ao participar deste curso é me qualificar para ajudar os alunos a conquistar o lugar mais alto do pódio”, comenta Jorge. Ele treina atletas na academia OTC, em Sumaré, é praticante do esporte há 10 anos e estudante de Educação Física. “Também por causa dos meus estudos, acho importante adquirir novos conhecimentos.”
Tem atleta também participando do curso. É a paulista Talita Lopes, do Clube Corinthians. Além de lutar na categoria até 49 kg, ela treina a equipe adulta do clube. Talita está animada para aprender as novidades sobre como avaliar fisicamente os atletas. “Nós não podemos ficar focados apenas na parte de treinamento. Temos que ir além. Aprender a parte de avaliação física certamente vai agregar valor”, diz Talita.
Sobre este assunto, o Curso Técnico Interestadual vão abordar os seguintes temas: testes, medidas e avaliações aplicadas ao taekwondo, por que avaliar o atleta?, avaliação como forma de monitoramento, avaliações antropométricas, da força, potência, velocidade, resistência e flexibilidade (veja conteúdo programático no ofício abaixo). Talita também quer saber as novas regras de arbitragem, que mudaram tanto nas competições nacionais como internacionais.

O curso
Nos dias 3 e 4 de julho, em Campinas - SP, os técnicos do Taekwondo do Brasil vão passar por um curso de reciclagem que vai aprimorar as técnicas e ensinar os mais modernos treinamentos utilizados por profissionais de expressão internacional para a conquista de medalhas. Parte destas técnicas inovadoras foi ensinada pelo iraniano Bijan Moghanloo, considerado o melhor técnico da atualidade, que ministrou um curso há uma semana, no Rio de Janeiro.
O curso será realizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Os palestrantes serão os professores Diego Morine, Paula Avakian, Dr. José Julio Gavião e o mestre Ricardo Ogata. As inscrições deverão ser feitas até 29 de junho, na próxima segunda-feira. A organização do curso é da Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo (FESPT).

NÃO PERCA! INSCREVA-SE JÁ!

Ficha de inscrição

Ofício Curso Técnico Interestadual Brasileiro

Maria Ferri
Assessoria de Imprensa CBTKD

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.