NOTÍCIAS



Técnicos deverão ter a carteira nacional da CBTKD

Obrigatoriedade será a partir de 2016. Semana que vem começa a qualificação dos técnicos para receber a carteira.

O taekwondo brasileiro vem se consolidando como um dos mais competitivos internacionalmente. Com este avanço, o Brasil deixou de ser mero expectador para incomodar e passar a ser estudado. Porém há necessidade de um maior desenvolvimento e aprimoramento esportivo, nos aspectos técnicos, táticos e disciplinar.
Nesse viés, a CBTKD vem buscando, juntamente com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por meio dos cursos ofertados pela Associação Brasileira de Treinadores (ABT), aprimorar e uniformizar conhecimentos, de modo a retirar do nosso desporto os curiosos, que não contribuem para o engrandecimento do taekwondo brasileiro.
Temos obtido resultados expressivos no cenário internacional, com vários atletas figurando entre os 20 (vinte) melhores nos seus respectivos rankings mundial e olímpico. Porém, alguns destes resultados são ações isoladas e sem consistência para o futuro, causando preocupação à CBTKD com os caminhos que estão sendo trilhados. Deste modo, a CBTKD resolveu conhecer e investir não só nos atletas, mas também na qualificação dos técnicos brasileiros, cuja responsabilidade se sobrepõe aos conceitos atualmente empregados.
Fala-se muito em treinadores renomados no cenário internacional, não só em nosso esporte, mas em quase todas as modalidades olímpicas ou não. Prova disso, são os inúmeros treinadores estrangeiros comandando as seleções brasileiras em diversos esportes, onde vêm apresentando resultados expressivos e significativa melhora técnica, tática e disciplinar, traduzidas pelos resultados apresentados. A partir daí a CBTKD está sempre sendo questionada sobre a contratação ou não de técnico estrangeiro para comandar nossa seleção.
Porém, em virtude do cenário econômico atual, com pouca ação de patrocínio, a CBTKD resolveu trilhar um outro caminho. A entidade vai certificar e qualificar nossos treinadores, que já tem alto nível, por intermédio do oferecimento de cursos técnicos específicos, que buscarão, entre outros, o aprimoramento do conhecimento técnico e tático e a uniformização dos procedimentos. A meta é criar um estilo brasileiro próprio e reconhecido, assim como existem as escolas coreana, iraniana, espanhola etc. Desta forma, a CBTKD está ofertando o primeiro Curso Técnico Interestadual Brasileiro, que será realizado em Campinas/SP, nos dias 3 e 4 de julho.
Recentemente se tornou obrigatória a certificação Intercontinental Coach para atuar nos eventos internacionais oficiais. Este curso tem objetivo mais educativo como normas e conduta para o técnico, regulamentos de competições, padronização de terminologias entre outros assuntos.
Assim sendo, a CBTKD tornará obrigatória a apresentação da carteira de técnico para atuar nos campeonatos sob sua organização. Esta obrigatoriedade será progressiva, contínua e com critérios definidos. Serão oferecidos cursos em datas diversas, para atender a continentalidade de nosso país. Uma estratégia é a oferta destes cursos na véspera de alguns campeonatos, para facilitar a participação de todos.
Estarão isentos de participar do curso ofertado pela CBTKD:
1 - Todos os técnicos que apresentarem o certificado internacional que o qualifiquem para atuar nos campeonatos internacionais;
2 - Todos os técnicos que tenham completado, com aprovação, o Curso da ABT, ofertado pelo COB.
A CBTKD emitirá, anualmente, uma carteira de técnico, que validará a participação em todas as competições daquele ano.
No 2o semestre de 2015, a CBTKD solicitará o envio dos certificados de todos os técnicos, para que possa ser realizado o cadastro dos técnicos na CBTKD e, a emissão das respectivas carteiras.
Já a partir de 2016, a apresentação das carteiras SERÁ OBRIGATÓRIA para a participação dos técnicos nos campeonatos organizados pela CBTKD.
Todas as Federações poderão promover cursos semelhantes para as competições de faixa colorida em seus respectivos estados. Porém para as competições de faixas preta, mesmo nas competições regionais, deverá ser exigida dos técnicos a carteira emitida pela CBTKD.

José Alexandre
Diretor Técnico CBTKD

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.