NOTÍCIAS



FESPT completa 4 anos!

Saudações,

Há quatro anos demos início a realização de um sonho, nascia a FESPT, com base nas aspirações e desejos que muitos tinham. Conseguimos implantar o sistema de administração que planejamos, um sistema democrático onde cada um de vocês tem o livre arbítrio para decidir em participar ou não, sem pressão, como por exemplo, não vemos na FESPT, dirigentes ligando para academias e professores pressionando para deixarem seus grupos e os seguirem com objetivo de monopolizar o taekwondo, sem perseguição, sem ataques, sem implantar a discórdia, sempre mantemos uma postura limpa e transparente, atitude correta e com a verdade.
Trabalhamos para unir o taekwondo, mas para que haja a união, além dos interesses pessoais de cada um, precisa haver o interesse no coletivo.
Nos primeiros anos investimos bastante, com recursos próprios dos dirigentes, acreditávamos que investindo todos iriam entender o nosso propósito e assim se daria o start nas engrenagens, infelizmente isso não aconteceu. Não houve o retorno esperado. Analisando esses quatro anos que se passaram, custeando passagens aéreas, transporte, hotéis de alto padrão, uniformes, ajuda de custo, cursos e seminários, entre tantas outras ações, o retorno não atingiu as expectativas. Comparei a um centro de treinamento, onde cada praticante treina sozinho, busca seus objetivos, está no centro mas não faz parte do objetivo comum, usufrui do que lhe é oferecido, mas sempre busca manter os seus interesses em primeiro lugar. Poderá atingir um bom nível, mas sozinho não alcançará o topo. É assim que eu vejo hoje o taekwondo em nosso estado, todo particionado, trabalhos individuais e isolados, diga-se de passagem, muitos trabalhos estão dando grandes resultados devido a política administrativa implantada pela FESPT. É como se estivéssemos criado uma grande plantação, preparado bem a terra, adubado, semeado com excelentes sementes, tratando até que os frutos nascessem e quando nasceram dividimos com todos, mas poucos apenas se manifestaram e se apresentaram para mais uma vez prepararem o terreno, semear e cuidar da plantação para continuar colhendo frutos para todos.
No final do ano passado teve início um período confuso e conturbado do taekwondo no país, não apenas em nosso estado. Este período já era esperado desde o primeiro trimestre do ano passado, inclusive conversamos com alguns professores e mestres e já havíamos anunciado que passaríamos por este período, com quase um ano de antecedência já estávamos preparados para este momento, desde então estamos trabalhando para solucionar tudo e trazer a harmonia de volta. A justiça é lenta, mas não falha. Evitamos comentar as ações que estamos tomando, mas estejam certos que desde então não paramos. O recente mandado de garantia conquistada para os atletas foi uma ação que tomamos em resposta a muita especulação e pressão por parte da oposição com objetivo de prejudicar nossos atletas além de provocar instabilidade e confusão. Agradecemos aos que sempre confiaram e apoiaram nossa FESPT. Este período também foi muito importante para conhecermos melhor cada membro da nossa entidade, sua postura, suas ideias e intenções.
Estamos revisando muitas ações e planejando novas ações. Não mudaremos em nada nossos objetivos e nossas convicções. Vamos rever também nossa direção, entendemos que para contribuir na gestão ativamente, como integrar a diretoria, é preciso estar comprometido com a FESPT, muitos me perguntaram sobre como pode contribuir e ajudar a FESPT. O primeiro passo nessa direção foi fazer um levantamento do número de alunos registrados na FESPT, baseei-me na lógica de que o representante de uma academia estaria representando uma certa porcentagem do total de taekwondistas da FESPT e realmente pude constatar o que muitos me falaram. Como pode integrar as diretorias ou participar de decisões que atuam nas áreas que tem impacto direto sobre os praticantes se o dirigente não possui alunos registrados e como pode ficar fora da diretoria uma profissional que possui dezenas de alunos registrados? Quem estaria mais capacitado para contribuir com ideias e sugestões que causariam um impacto direto nessas pessoas? Mais uma vez, agradecemos as mensagens de apoio de todos como também confiamos naqueles que possuem atitude e participam.

Em breve anunciaremos novas ações e atividades.

Deixo aqui um grande abraço e agradecimento pelo seu apoio durante todos esses anos.

José de Souza Jr.
Presidente da FESPT

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.