NOTÍCIAS



Mensagem do Presidente da FESPT, Dr. José de Souza Júnior

Mensagem do Presidente

Saudações,

Há um bom período o taekwondo brasileiro entrou em uma profunda crise que afetou todos os estados, São Paulo é um dos que mais sofre com a crise instaurada. Crise esta, moral, política, institucional e que se agrava com a crise financeira que a população passa atualmente. Como em toda crise existem os oportunistas que, diante da falta de informação clara ou mesmo da ignorância, no sentido de não entender o que se passa, acaba induzindo e até mesmo pressionando os menos esclarecidos a tomarem caminhos alternativos mas que em breve terão que retornar e retomar o caminho correto.

Observando ações e interesses, pude ver que alguns buscam percorrer o caminho para obter o certificado da CBTKD. É bom que todos saibam que o certificado da CBTKD é útil apenas para os praticantes que querem competir em um evento nacional da CBTKD, para eventos estaduais e outros nacionais e até mesmo internacionais, o certificado da Federação basta. Para comprovação da graduação seja GUB (colorida) ou POOM e DAN (preta), basta o certificado da Federação ou entidade esportiva legalmente constituída e ativa, o que é garantido pela legislação brasileira. A autonomia e legitimidade das entidades esportivas legalmente constituídas e ativas é garantida por Lei.

O fato dessa instabilidade no taekwondo nacional acabou afastando muitos das Federações e estes acabaram desenvolvendo trabalho independente, mas que começaram a perceber que precisam de uma Federação para apoiá-los.

A proposta da FESPT desde o início é apoiar, fomentar e unir o taekwondo no estado de São Paulo, com foco nas academias, na base, onde tudo começa, apoiamos fortemente também o alto rendimento, onde recuperamos o status merecido do taekwondo paulista.


Apoiamos todos sem distinção, muitos que não tinham condições, não tinham palavra, sequer eram reconhecidos, hoje, todos estes que antes nem eram conhecidos conquistaram espaço no cenário estadual, nacional e internacional. Ajudamos e apoiamos grupos e mestres que antes eram perseguidos e enfrentavam muitos problemas burocráticos, resolvemos todos. Foi assim que ficou claro que precisamos cada vez mais apoiar as academias, sem as academias não existem praticantes, sem praticantes não existem atletas, sem atletas não existe alto rendimento, simples assim.


O problema é que todos enxergam apenas o alto rendimento, talvez pelo fato da mídia só promover esse segmento, e acabam esquecendo o taekwondo como um todo. Nestes meses fizemos pesquisas em várias regiões e observamos que é a minoria absoluta que busca o alto rendimento, a grande maioria que está treinando busca outros objetivos como praticar atividade física, condicionamento físico, defesa pessoal, aprender a arte marcial. A cada dez praticantes dois pensam em um dia participar de competição, a cada dez praticantes dez querem adquirir habilidades que assistiram em filmes ou demonstrações, a cada dez praticantes dez querem conquistar a faixa preta. Com estes e outros dados que coletamos concluímos que o nosso objetivo inicial está de acordo com o interesse dos praticantes, mas também vimos que acima dos praticantes estão seus professores e mestres...


Também, neste quesito identificamos uma grande necessidade, professores e mestres precisam de cursos de capacitação nas áreas específicas de defesa pessoal, técnicas básicas, entre outras incluindo teoria, história e filosofia, no que se diz competição, do esporte, possuem conhecimento suficiente para ministrar aulas, muitos também são graduados em educação física e possuem o conhecimento básico necessário para desenvolver a parte esportiva.

Já na especificidade, por exemplo, pregam em seus alunos a disciplina, o respeito, a lealdade, a hierarquia, a fidelidade, a cortesia, o moral, entre tantas qualidades mas ao ver suas atitudes, totalmente contrárias ao que “ensinam”. Eis que me pergunto: como podem ensinar algo que não sabem? Tantas informações e conhecimento que são necessários para ensinar taekwondo mas que poucos buscam.

Felizmente existem exceções, também conheci grandes grupos que trabalham e dão atenção a esta grande maioria de praticantes, crescem a cada dia e que curiosamente não participam de competições frequentemente ou nem participam.


A FESPT manterá firme seus objetivos e intensificará as ações de apoio às academias e projetos sociais, formação de novos faixas pretas, graduação dos instrutores e mestres, assim fortalecendo as academias, aumentando o número de praticantes e fomento ao nosso taekwondo.


Atualmente notícias e manchetes sobre o taekwondo tem foco exclusivo em alto rendimento, crises, denúncias, ataques, tudo consequência do interesse de poucos, mas que acaba afetando todos, ninguém fala das vidas salvas ou transformadas através do taekwondo, dos benefícios reais que o taekwondo promoveu nas pessoas e na comunidade, vamos trabalhar para mudar isso também, que as notícias sobre taekwondo não sejam apenas de competições e alto rendimento mas sim, que também sejam dos benefícios e transformações que ele promove nas pessoas.


Sobre o quadro nacional e a crise política, a FESPT continuará buscando seus direitos, usará todos os seus recursos e irá até a última instância se for preciso, este é um compromisso principalmente conosco, com o que pregamos, com os nossos objetivos, com o nosso caráter, nosso moral, nossa índole, compromisso também com aqueles que acreditam e que estão juntos com a FESPT.

Nosso perfil continuará o mesmo, trabalhamos em silêncio, os resultados falarão por si. O taekwondo precisa de união e trabalho. Precisamos que cada um faça a sua parte e contribua com o seu melhor, não apenas apontar erros e criticar, mas fazer parte da transformação, ser parte da construção de um novo taekwondo.

Estamos e continuaremos juntos! FESPT é a verdadeira força do taekwondo do estado de São Paulo!

Agradeço a atenção de todos e fico à disposição.

Obrigado.

José de Souza Júnior
Presidente

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.