NOTÍCIAS



Diego Morine aprovado para o International Coaching (ICECP)


Mestre Diego Morine

O treinador de Taekwondo e Preparador Físico da Brasil Lutas, Diego Morine, foi indicado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para uma candidatura na 10º edição do ICECP (International Coaching Enrichment Certificate). Após um longo processo seletivo que envolveu o COB, Comitê Olímpico dos Estados Unidos (COEU) e Comitê Olímpico Internacional (COI), recebemos a notícia de que o treinador foi aprovado.

O ICECP é um curso para treinadores de todo o mundo, cujo objetivo é, através de um programa prático, desenvolver o conhecimento em áreas como ciências do esporte, identificação de talentos, desenvolvimento de atletas, educação e gestão de treinadores, desenvolvimento esportivo básico, dentre outros.

O curso é oferecido desde 2008, através de uma parceria da Universidade de Delaware, do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico Internacional (COI), contemplando treinadores dos cinco continentes reunidos com o objetivo de melhorar a realidade do esporte em seus países.

O programa estabelece bases teóricas e oferece aplicações práticas para o crescimento do esporte e dos ideais olímpicos; o resultado pretendido é que os participantes da ICECP retornem aos seus países e atuem como treinadores dentro de seus respectivos esportes, e se tornem construtores de fundação para futuros treinadores e atletas ao difundir o espírito olímpico.


O curso terá a duração de cinco semanas, sendo que nas duas primeiras semanas as aulas ocorrerão na Universidade de Delaware, seguidas de uma semana de estágio (a ser realizado junto à seleção nacional ou uma equipe universitária da modalidade de Taekwondo); as últimas duas semanas ocorrerão no Centro Olímpico de Colorado Springs. Durante este período o aluno deverá desenvolver um projeto que será aplicado aqui no Brasil, e em maio do ano que vem apresentará seus resultados na Sede do COI, em Lausanne, Suíça.


Quando perguntado sobre as expectativas e o que ele pensa que o curso pode agregar em sua formação, Diego responde: “Estou bem empolgado para realizar o curso. Só o fato de estar junto com técnicos de diferentes modalidades dos cinco continentes já me anima muito. Entender a realidade de cada local certamente me fará ‘pensar fora da caixa’. Além disso, os EUA são uma referência no que concerne ao esporte de alto rendimento e ao meio acadêmico, e eu poderei estudar na Universidade e no Centro Olímpico, portanto, poderei absorver o conhecimento de profissionais altamente qualificados que lidam com estas temáticas diariamente e que agregarão bastante na minha formação”.


Diego continua: “Outro ponto que me motiva é a forma de avaliação utilizada, na qual em vez de realizarmos testes e provas em cada disciplina devemos desenvolver um projeto em nossos próprios países. Acho esta uma maneira mais interessante de se avaliar alguém, pois nos obriga a aplicar os conceitos na prática”.


“Gostaria de aproveitar este espaço para dizer que sou muito grato pela oportunidade e agradeço ao Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), à Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo (FESPT), a Brasil Lutas e a minha namorada e sócia Paula Avakian, por tornar possível esta experiência”.


É a segunda vez em dois anos que a empresa possui um representante em cursos internacionais do COI. Lembrando que em 2016 a também treinadora de Taekwondo Paula Avakian foi contemplada com uma bolsa de estudos de três meses no Centro de Treinamento de Barcelona, Espanha.


A Brasil Lutas acompanhará o Professor Diego nos EUA e lançará um série de vídeos mostrando como é o dia-a-dia do curso e suas instalações. Fiquem ligados!

Desejamos boa sorte ao treinador nesta experiência e torcemos para que ele possa trazer um pouco deste conhecimento para o esporte nacional.

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.