NOTÍCIAS



Taekwondo é legalmente da Coréia do Sul

FONTE: BANG.COM.BR

Declarado em 1971 pelo Presidente como Park Chung-hee como Arte Marcial Nacional, apesar de assim ser reconhecido em todo o mundo, o taekwondo não tinha, até então, este reconhecimento de forma legal. “Lei Nacional do Taekwondo”, assim chamada, foi aprovada pelo congresso coreano no último dia 30 de março, agora o Taekwondo é legalmente a Arte Marcial da Coréia do Sul.
Esta conquista chega em um momento importante. Os fundamentos apresentados ao congresso coreano demonstram a importância da aprovação da Lei para o futuro do taekwondo.
A China, hoje com milhões de praticantes de taekwondo, inicia um processo, reclamando que o taekwondo é uma arte marcial chinesa criada por Dharma. A China também está trabalhando para estabelecer o Kukkiwon em seu solo. Em outras palavras, poderíamos dizer que o status da pátria do taekwondo seria ameaçado pela China. 
Não menos importante, a designação de símbolo nacional coreano é um passo necessário para manter o taekwondo nos Jogos Olímpicos. No caso do Japão, está apoiando ativamente o Karate como um esporte regular para os Jogos Olímpicos, por outro lado, os esforços do governo coreano, nesse sentido, são significamente inferiores aos do Japão. Muitos analisam que desta forma, o taekwondo logo será retirado dos Jogos Olímpicos e o seu lugar será ocupado pelo Karate, um esporte do tipo taekwondo.
Portanto, espera-se que o taekwondo sendo um símbolo nacional coreano seja sistematicamente apoiado em nível governamental. Neste mês de abril na Coréia haverá uma ação do taekwondo com o Guiness Book, desafio de poomsae. Também haverá um trabalho para que o taekwondo seja reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.