NOTÍCIAS



Assembléia da WT aprova mudanças no regulamento de competição

FONTE: BANG.COM.BR

A Assembléia Geral da Federação Mundial (WT) aprovou as mudanças, propostas pelo Conselho Executivo da WTF, no regulamento de competição (kyorugi), dentre as quais destacamos:

1. Pontuação. 1 ponto para ataque de punho. 2 pontos para ataque com pés ao tronco. 3 pontos para ataque com pés à cabeça. 4 pontos para ataques com pés, com giro, no tronco5 pontos para ataque com pés, com giro, à cabeça.
2. Duas pesagens sendo uma convencional e a outra minutos antes de entrar no FOP e os atletas serão definidos por sorteio considerando categoria e número de participantes. Nesta segunda pesagem será concedida a tolerância de 5% do peso limite da categoria.
3. O round chamado de Golden Point passa a se chamar Golden Round e serão necessários 2 pontos para vencer. Por exemplo, dois socos, um soco e uma falta do adversário, entre outras situações.
4. Gamjeom será aplicado pelo árbitro para atletas que ficarem 5 segundos sem ação. Também será aplicado Gamjeom para o atleta que colocar um pé para fora da área de combate.
5. O duração dos rounds. Nova opção de 1 round de 5 minutos, caso seja utilizado os técnicos poderão solicitar tempo técnico (time out) de 30 segundos. Outras opções são 3 rounds de 2 minutos, 3 rounds de 1 minuto, 3 rounds de 1:30 minutos, 2 rounds de 2 minutos.
6. Atualizações no video replay.
7. Atualizações no Gam Jeom como penalizar a utilização de técnicas estranhas do tipo "monkey kick".
8. Atualizações dos critérios para definição do vencedor caso não haja após o Golden Round. 1º Quem marcou ponto com soco. 2º O atleta que mais tocou no colete adversário (verificado no sistema). 3º Atleta que venceu o maior número de rounds nos 3 rounds anteriores. 4º Atleta que recebeu menos Gamjeom em todos os 4 rounds.

As atualizações passarão pela Assembléia Geral e entrarão em vigor a partir do 2018 WT World Taekwondo Grand Prix Series 1, que será realizado na Itália, Roma, a partir de 1º de junho.

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.