NOTÍCIAS



Guia médico de sugestões protetivas para o retorno às atividades do Taekwondo no Brasil

FONTE: CBTKD

A Confederação Brasileira de Taekwondo vem divulgar o “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o retorno às atividades” do Taekwondo no território nacional. Com abordagem simples, de fácil entendimento, mas com conteúdos completos e relevante, ressaltamos que o Guia foi elaborado pelo departamento médico da CBTKD, chefiado pela doutora Natália Mourão. Tendo o intuito de ampliar as informações e protocolos que possam ajudar a desenvolver os retornos aos programas de treinamento, no contexto pós-distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, o documento destina-se apenas para fins informativos.
Guia Médico de Sugestões Protetivas para o retorno às atividades.
Ou seja, mesmo elaborado pelo departamento médico, o Guia não pretende substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Em caso de dúvidas e/ou questionamentos sobre o retorno aos treinamentos e competições, é indicado o aconselhamento de profissionais médicos e/ou funcionários de saúde pública do governo local.
Dividido em 9 capítulos, entre tanto pontos relevantes, documento traz à tona questões essenciais como os novos protocolos de higiene, durante o programa de treinamento (chegar – treinar - sair). Exames específicos obrigatórios aos atletas que testaram positivo para COVID-19, como as baterias cardiológicas. Além da importância das notificações ao departamento médico e do preenchimento do questionário elaborado pelo departamento técnico.
Alertamos que todos os filiados a CBTKD que tenham contraído COVID19 ou, que tiveram contatos com alguém que tenha sido diagnosticado ou, que tenham apresentados sintomas (favor consultar os sintomas listados no "Guia"), devem preencer o questionário. O documento formado com questões objetivas e de rápido preenchimento está disponível no guia médico, mas também pode ser acessado aqui.
Rassaltamos que todo departamento médico da CBTKD segue em comunicação constante, acompanhando as possíveis evoluções, consequências do COVID19 e protocolos de segurança no setor esportivo.

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.